Anúncio de bebida causa intenso furor entre México e EUA

Segundo o blog do jornal “Los Angeles Time”, um anúncio publicitário de uma marca sueca de vodka, Absolut, está provocando uma rixa nacionalista no México, onde nos últimos dois meses é exibido o anúncio.

O anúncio mostra um mapa com territórios como a Califórnia e o Texas sob domínio mexicano, como eram antes das guerras do século XIX entre os dois países. O anúncio estampa ao fundo, as palavras “In an absolut world”, um trocadilho com a palavra “absolute” e o nome da bebida. Poderia então desta forma se ler: “Em um mundo de Absolut” ou “Em um mundo Absoluto.”

No México, o anúncio provocou um acirrado debate que envolve desde a questão da imigração hispãnica para os EUA até as feridas históricas, como o Tratado de Guadalupe-Hidalgo, que incorporou diversos territórios até então mexicanos aos vizinhos do norte.

Nos EUA – que não será exibido o anúncio – as coisas ficaram ainda mais quentes, já que a internet e alguns meios de comunicação estão divulgando a história, e existe um movimento que considera o anúncio ofensivo e pretende boicotar a venda da bebida em território americano.

Segundo Jeffrey Moran, o porta-voz da companhia de bebidas, o anúncio não tem “nada a ver com disputas entre os países” : “ele apenas é baseado na perspectiva histórica do que o México já foi. Nada mais”, declarou ao jornal americano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: