Dicionário das marcas

 

GAP – Estados Unidos. Vestuário. 1969.

logo_gap

Pais e filhos em geral não falam a mesma língua. Por algum motivo eu achava isso muito ruim, mas certo dia assistindo Família Dinossauro (vocês lembram?) ouvi o Bob dizer para o Dino: filhos precisam pensar de forma diferente dos pais. Se isso não acontecesse a sociedade não evoluiria.

Essa mudança de pensamento entre as gerações pode ser explicada de várias formas. No entanto, independente da origem, ela sempre acontece. Diante desse fenômeno constante, alguns estudiosos dos costumes nos EUA criaram a expressão “the generation gap”. Em tradução literal, a palavra inglesa gap significa abertura, fenda, brecha ou lacuna. Sendo assim, “generation gap” seria algo como “brecha entre as gerações”.

A expressão se tornou muito popular entre os jovens do final dos anos 60. Eles formaram talvez a geração que mais rompeu com os costumes de seus pais. Muitos era adeptos de uma vida mais simples, abdicando das velhas obrigações de tornar-se bem-sucedido financeiramente e constituir uma família tradicional. Essa nova mentalidade se refletia nas roupas, pois muitos jovens adotaram o jeans e a camiseta como novo visual.

Observando esse novo comportamento, o então aspirante a empresário Don Fisher pensou em abrir uma loja de roupas para esse público. Sua idéia era vender roupas simples para os jovens de San Francisco. Pensando em um nome que chamasse atenção, ele acabou escolhendo a expressão que já era tão conhecida entre os jovens: “the generation gap”. Mais tarde, para simplificar, eles tiraram o “the generation” e deixaram somente “gap”.

Curiosidades de Sobremesa:

1 – Hoje a Gap tem cerca de 3.100 lojas no mundo todo. A maioria delas fica nos EUA. Nenhuma na América do Sul.

2 – Don Fischer disse “eu criei a Gap com um princípio simples: ser fácil encontrar um par de jeans. Até hoje nós permanecemos comprometidos com esse princípio básico”.

3 – Banana Republic, Old Navy e Piperlime são marcas pertencentes à Gap.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: