Dicionário das marcas

Gatorade – Bebida Isotônica 1973

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Na década de 60, o treinador do time de futebol americano da Universidade da Florida, Ray Graves, procurava uma solução para a queda de rendimento físico do seu time durante os treinos e jogos . Para melhorar o desempenho de seus atletas, o técnico pediu ajuda a um de seus assistentes, que fazia parte da equipe de cientistas da universidade comandada pelo Dr. Robert Cade. Em 1965, os estudos conduzidos pela equipe de cientistas, obtiveram como resultado uma bebida que proporcionasse a reposição rápida de líquidos, carboidratos e sais minerais perdidos pelo organismo, que foi testada em dez jogadores da equipe de futebol americano. No dia 30 de novembro de 1966, a seção de esporte do jornal The Miami Herald, através de uma reportagem, introduziu a marca GATORADE para a imprensa e conseqüentemente a publicidade. Em outubro de 1967, durante um jogo contra a Universidade da Georgia, na disputa do Orange Bowl, final do futebol americano universitário, toda a equipe utilizou a bebida durante a partida. Naquele dia, os Gators, como era chamado o time da Universidade da Florida, começaram perdendo, porém conseguiram virar a partida quando a equipe adversária começou a apresentar sinais de desgaste físico. A vitória rendeu elogios à bebida criada pela equipe do Dr. Robert Cade, que foi batizada com o nome de GATORADE, em homenagem ao time de futebol. O produto ganhou notoriedade pela revista Sports Illustrated, quando o técnico adversário, Bobby Dodd, disse que seu time havia perdido para os Gators, em conseqüência de não terem GATORADE . A universidade mostrou pouco interesse na exploração comercial do produto e os direitos de licença foram vendidos para a empresa Stokely Van-Camp. No verão de 1968 GATORADE chegava aos supermercados no sabor original de Lemon-Lime. O produto começou a ser largamente distribuído e vendido somente em 1983, quando a Quaker Oats comprou a empresa e a marca Gatorade Thirst Quencher. O grande sucesso do produto deve-se também ao Gatorade Sports Science Institute conhecido como GSSI, fundado em 1988, na cidade de Barrington, para realizar pesquisas e desenvolver produtos ligados à área de nutrição esportiva e hidratação, ajudando atletas a melhorar sua performance e cuidar da saúde. No ano de 1994 a marca foi introduzida na Austrália, Cingapura, México e re-introduzida no Brasil. Em 2001, foi comprada pela Pepsico por quase US$ 14 bilhões. GATORADE acabou se tornando sinônimo de Sports Drink (bebida esportiva).

A linha do tempo


1973
● GATORADE Orange
, o produto com sabor de laranja.
1983
● GATORADE Red Punch
, terceiro sabor do produto a ser lançado.

Ainda este ano foram lançados os sabores de suco de frutas e uva.
1987
● GATORADE Lemonade, que seria relançado no ano de 2005.
1995
Lançados os sabores de melancia, framboesa e maçã silvestre.
1996
Lançados os sabores de tangerina, morango-kiwi e cereja (Cherry Rush).
1997
GATORADE Frost, uma versão mais light do produto original.
2001
● E.D.G.E
(Ergonomically Designed Gatorade Experience), uma garrafa ergonométricamente desenvolvida para permitir ao atleta ingerir o produto mesmo em atividade.
● GATORADE GIDS (GATORADE In-Car Drinking System), um sistema avançado de hidratação para pilotos de automobilismo.
● GATORADE Performance Series, uma linha nutricional esportiva para atletas profissionais que incluía os produtos GATORADE Energy Bar e GATORADE Nutrition Shake.
2002
Lançamento do GATORADE Ice nos sabores Lime, Orange e Strawbarry, e do GATORADE Xtremo, direcionado para os consumidores latinos (nos sabores Tropical, Citrico e Mango), além da embalagem com 6 garrafas (six-pack) menores direcionadas para crianças entre 8-12 anos.
2003
● GATORADE X-Factor
, mistura de dois sabores em uma única garrafa.
2005
● GATORADE Endurance Formula
, um produto com alta concentração de Sódio e quatro outras substâncias perdidas com o suor.
Lançamento do sabor Lemon-Lime.
2006
● GATORADE A.M.
, produto sem cafeína, com sabores especialmente desenvolvidos para ser consumidos pela manhã.

2007
● GATORADE G2
, o produto original com 50% menos calorias.

A evolução visual
Ousadia. É assim que podemos definir a evolução do logotipo da marca GATORADE. Apenas um raio será o novo logotipo da marca.

gatorade-logos

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Campanhas que fizeram história

Alguns fatos e eventos consagraram de uma vez por todas as condições de ícone da marca GATORADE. O primeiro deles ocorreu em 1969, quando a marca desembolsou US$ 25.000 para se tornar patrocinador oficial da Liga de Futebol Americano Profissional (NFL), considerada a mais popular dos Estados Unidos. Outro evento importante ocorreu em 1987, quando o time de futebol americanoNew York Giants venceu o Super Bowl XXI, evento esportivo mais importante dos Estados Unidos. Nesta temporada os jogadores, liderados por Jim Burt e Harry Carson, começaram a comemorar vitórias importantes com um banho de GATORADE no técnico Bill Parcells momentos antes do final da partida. Este ato, chamado de “Gatorade Dunk”, acabou virando uma tradição em toda vitória importante dentro do futebol americano, espalhando-se rapidamente para todos os times universitários e profissionais, dando grande visibilidade ao produto. O outro fato marcante aconteceu em 1991, quando o astro do Chicago Bulls, Michael Jordan, assinou um contrato de 10 anos no valor de US$ 13.5 milhões, tornando-se garoto-propaganda do produto, sendo lançada à campanha “Be Like Mike”.
Os slogans

2006: Com Gatorade você vai mais longe. (Brasil)

2001: Is it in you?
2000: A Sede Acaba. Você Continua. (Brasil)

2000: Thirst quencher.


Fonte: Power full brands
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